Todo final de semana é a mesma dúvida: o que fazer para divertir a criançada fora de casa? Pois a nossa cidade maravilhosa está cheia de lugares super legais e gratuitos para passar o dia com os pequenos. Confira:

Lagoa Rodrigo de Freitas

Um dos pontos turísticos mais famosos do Rio de Janeiro, é um bom lugar para pedalar com a criançada. Lá você pode alugar bicicletas convencionais e de dois lugares. O melhor de todo o passeio é apreciar o magnífico cenário, que tem como fundo o Morro Dois Irmãos, a Pedra da Gávea e o Corcovado.

Perfeito para: pedalar

Endereço: Avenida Epitácio Pessoa e Borges de Medeiros, s/nº.

Parque da Catacumba

O Parque da Catacumba é uma reserva ecológica localizada ao lado da Lagoa Rodrigo de Freitas. Pouco conhecido por quem passa pelo local, é um bom espaço para aproveitar os dias quentes com as crianças. Além da área verde, há cerca de 30 obras artísticas expostas ao ar livre, uma trilha e o belo Mirante do Sacopã, que presenteia os visitantes com um incrível pôr do sol com vista para a Lagoa, Corcovado e a Pedra da Gávea.

Perfeito para: apreciar a natureza e fazer atividades culturais

Endereço: Avenida Epitácio Pessoa, 3000 – Lagoa

Jardins do Palácio do Catete

O belo jardim fica nos fundos do Museu da República, sede do Governo Federal quando o Rio de Janeiro era capital do Brasil. Em 1983 foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Possui lagos com patinhos, pontes e grutas, além de um playground nos fundos. Maravilhoso também para os pais, que, enquanto as crianças brincam, podem relaxar e curtir a beleza do lugar.

Perfeito para: fazer brincadeiras ao ar livre com as crianças

Endereço: Rua do Catete, 153 – Catete

Parque Ecológico Chico Mendes

A reserva ambiental é uma ótima opção para que os pequenos interajam com a natureza. É habitat de espécies de animais ameaçadas de extinção, como o jacaré-de-papo-amarelo. Além da vasta área verde, para deixar as crianças bem à vontade, o parque oferece estrutura de lazer com playground, brinquedos em bom estado de conservação e espaço para piquenique. Para os cheios de energia, o parque conta com dez opções de trilhas, sinalizadas e fáceis de serem percorridas. Uma delas é adaptada para portadores de deficiência física e visual. Não deixe de passar pelo Bicho Fama, uma paródia à calçada da fama de Hollywood, que homenageia os ilustres moradores do local, entre eles, o jacaré, a coruja, o pica-pau, entre outros. Super fofo!

Perfeito para: as crianças interagirem com a natureza

Endereço: Avenida Jarbas de Carvalho, 679 – Recreio.

Parque das Ruínas

Para quem está na região de Santa Teresa, o Parque das Ruínas é um ótimo espaço para desfrutar de atividades culturais com a galerinha e ter uma linda visão da Baía de Guanabara. O Centro Cultural do parque oferece programação com exposições, teatros infantis, apresentações de música e circo, sem contar com os sábados e domingos, dias de programação especial para a criançada.

Perfeito para: atividades culturais com os pequenos

Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa.

Parque Laje

Um fim de semana no Parque Lage é um passeio que agrada toda a família. Experimente um café da manhã na cafeteria que fica ao lado da Escola de Artes Visuais. Depois, siga o passeio caminhando aos pés do Morro do Corcovado. O trajeto vai encantar os pequenos com um chafariz, um aquário com diversas espécies de peixes e que é também uma espécie de labirinto. Aproveite para descobrir bichinhos que passam perto dos visitantes e se divertir em um parquinho com brinquedos de madeira.

Perfeito para: aproveitar o dia em família

Endereço: Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico.