Diversos estudos comprovam que ler é uma das melhores formas de desenvolver a capacidade intelectual, principalmente em crianças e adolescentes. Mas como tornar a leitura um hábito na vida das crianças?

Hoje, com o avanço da tecnologia, muitas crianças têm se sentido mais atraídas pelos aparelhos eletrônicos, como vídeo games, tablets e celulares, se distanciando cada vez mais da leitura.

Por este motivo é importante que os pais sigam algumas dicas para ajudar a desenvolver o interesse de seus filhos pela leitura. Para auxiliar nesse processo elaboramos um breve artigo com 5 dicas para incentivar crianças a lerem:

1. Seja um exemplo

Crianças seguem exemplos e por isso os pais devem desenvolver hábitos positivos para que seus filhos sigam e levem para a fase adulta. Por isso é necessário que os pais mostrem a seus filhos que eles gostam de ler e que a prática traz diversos benefícios para a vida. Esse é um dos principais incentivos à leitura dentro do âmbito familiar.

2. Aposte na riqueza de imagens

Crianças são muito estimuladas por livros ricos em imagens, principalmente aqueles que contam com várias cores, formas e tamanhos de figuras. O estímulo visual é ótimo para atrair o interesse da criança, além de estimular sua imaginação. Para as crianças que estão em fase de alfabetização ou foram alfabetizados há pouco tempo, as imagens são ótimas, já que eles se cansam de ler mais rapidamente.

3. Torne a leitura divertida

Vale interpretar, dançar, cantar músicas, imitar vozes engraçadas… Com isso a criança se diverte e fica muito mais interessada na história que está sendo contada, além de gerar interesse para próximos livros. Também há a opção de associar a leitura com uma atividade divertida, como passear para um local que tenha a ver com o assunto do livro (exemplo: Se o livro fala de animais a criança pode ir visitar um zoológico e contar quais os animais do livro ele encontrou por lá)

4. Incentive novas leituras

É muito importante que os pais respeitem o gosto pessoal de seus filhos, mas também é importante incentivá-los a ler tipos/gêneros diferentes do que estão acostumados, pois geralmente eles têm a tendência a escolher sempre o mesmo estilo de leitura. Para isso a criança deve ter acesso à vários formatos e estilos literários, como poemas, livros com interações, contos, quadrinhos e muitos outros. Experimentar coisas novas, absorver novas ideias e conceitos é vital para a formação linguística e criativa da criança.

5. Controle a tecnologia

Grande parte dos Brasileiros troca a leitura pela televisão, assim como há uma crescente mudança no comportamento das crianças, que estão trocando brincadeiras ao ar livre e leitura pelos aparelhos eletrônicos, como smartphones e tablets. Por isso é fundamental que os pais regulem o acesso das crianças à esses aparelhos, onde elas terão acesso somente por algumas horas por dia. No tempo livre, sem aparelhos, a criança pode brincar e também ler livros dos mais diversos estilos, podendo se tornar um hábito se reforçado diariamente pelos pais.

Na Escola Universidade da Criança contamos com Sala de leitura, para que todos os alunos possam ter acesso e contato com os livros, desde a infância. Entre em contato conosco pelo telefone 21 3402-1427 ou acesse nosso site aqui e conheça nosso trabalho.