A natação pode ser uma ótima alternativa para crianças que querem praticar atividades físicas. Muito divertida, a natação também é um forte aliado na manutenção da saúde do corpo e mente da criança, trazendo diversos benefícios no combate a doenças, como problemas cardiorespiratórios, motores e até psíquicos.
Por esta razão elaboramos este artigo completo com tudo o que você precisa saber sobre natação infantil. Confira:

Fases da natação infantil

A natação infantil pode ser divida em 4 grupos básicos, que levam em consideração a idade e o desenvolvimento da criança. Confira:
1. Seis meses à 2 anos: aprende a mexer na água, brincando de forma lúdica. é nessa fase que a criança se adapta ao meio líquido, sempre de forma orientada;
2. 3 à 4 anos: aprende a se deslocar de um ponto a outro, chamada fase de propulsão;
3. 5 à 6 anos: começam a trabalhar os estilos de nado, movimentação de braço e respiração lateral;
4. 7 à 12 anos: aperfeiçoa os estilos de nado.

Benefícios da natação infantil
A natação infantil tem um papel importante na vida da criança, pois auxilia na manutenção da saúde física e mental, além de contribuir para prevenção e tratamento de diversas doenças. Confira abaixo 8 benefícios da natação para as crianças:

1. Fortalece o sistema cardiorespiratório
A criança faz diversos movimentos corporais com os braços, pernas e tronco, que associados ao trabalho respiratório na água, fortalecem a musculatura cardíaca e toráxicos. Para a musculatura cardíaca a natação elimina a gordura existente ao redor do coração, tornando-o mais forte e diminui a incidência de doenças cardiovasculares, já que ocorre um aumento na capacidade de bombear sangue pelo corpo, estimulando também a circulação sanguínea, devido a pressão da água. Já para o sistema respiratório a natação aumenta a elasticidade e o volume dos pulmões, devido a prática de exercícios de respiração, e amplia a capacidade de absorver oxigênio.

2. Combate a obesidade infantil
Praticar atividades físicas é fundamental para a manutenção do peso saudável, tirando a criança do sedentarismo e mantendo seu corpo sempre em movimento. Em 1 hora de aula é possível queimar cerca de 600 calorias e isso pode ser ainda mais evidente nas crianças, tendo em vista seu metabolismo mais acelerado.

3. Desenvolve o sistema imunológico
A natação potencializa os mecanismos de defesa do organismo, diminuindo a incidência e a gravidade de doenças que possam se desenvolver.

4. Melhora o sono e alimentação
Crianças precisam de atividades que possibilitam extravasar a energia acumulada que possuem, se não ficam inquietas, sem concentração, afetando diretamente a qualidade do sono. Após a primeira aula já se pode perceber uma melhora significativa no sono e também na alimentação, tendo em vista que a criança tem um apetite melhor depois de atividades físicas.

5. Fortalece o corpo
Com a natação a criança fortalece a estrutura muscular e aumenta sua resistência física, o que beneficia muito a saúde, pois auxilia na prevenção de doenças relacionadas ao sedentarismo, equilibrando o metabolismo e diminuindo o risco de lesões musculares.

6. Desenvolve a coordenação motora
Segundo estudo da Universidade Castelo Branco, a natação auxilia no desenvolvimento da coordenação motora e no equilíbrio de crianças de 3 a 6 anos. A CM permite que a criança consiga se movimentar de maneira coordenada e, ao longo do desenvolvimento infantil, permite que ela faça movimentos mais controlados e específicos, que exigem maior controle dos movimentos e da força. Com isso a natação auxilia no desenvolvimento das atividades psicomotoras, como a lateralidade, percepção tátil, auditiva e visual, além de contribuir para uma boa noção de espaço, de tempo, de ritmo.

7. Prepara a criança
Pode ser muito importante que a criança saiba nadar, pois é uma habilidade que pode ajudar em momentos de necessidade e sobrevivência. Também é importante pois a criança pode testar seus limites, além de aprender mais sobre medidas de segurança, pois os instrutores e professores estão sempre contribuindo para isso.

8. Combate estresse e ansiedade
Na natação é preciso conciliar a respiração com os movimentos corporais, sendo necessário um grande nível de concentração. É um momento em que a mente está focada, porém leve e sem muitas informações, gerando muito relaxamento. Através das endorfinas liberadas durante o processo a criança sente bem-estar, envolta em diversas sensações agradáveis, como o som da água, a sensação das ondas no corpo, por exemplo.

No Colégio Universidade da Criança oferecemos diversas atividades extra curriculares, para alunos e não alunos, inclusive a Natação. Acesse nosso site aqui e confira todas as informações.