Ensino médio

Para atender às necessidades de formação geral indispensáveis ao exercício da cidadania, torna-se imprescindível considerar as finalidades do Ensino Médio estabelecidas pela LDB, Art. 35:

I – A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimentos dos estudos;
II – A preparação básica para cidadania e o trabalho, tomando este como princípio educativo como pessoa humana, incluindo a formação ética e estética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
III – O desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
IV – A Compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos presentes na sociedade contemporânea, relacionando a teoria com a prática.

O Currículo do Ensino Médio é composto pela BNCC em:
I – Linguagens e suas tecnologias
II – Matemática e suas tecnologias
III – Ciências e Suas tecnologias
IV – Ciências humanas e sociais aplicadas

A BNCC do Ensino Médio foca o desenvolvimento de competências e é orientada pelo princípio de educação integral do estudante, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção de seu projeto de vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais.

A Proposta do Ensino Médio cria situações de trabalho mais colaborativas, com base nos interesses dos estudantes e favorece seu protagonismo: Laboratórios, oficinas e grupos de pesquisa.

Os componentes curriculares definidos pela LDB como obrigatórios são:
I – O estudo da Língua portuguesa e da Matemática, o Conhecimento do mundo física e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil;
II – O ensino da Arte, especialmente em suas expressões regionais, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos estudantes, com a Música como seu conteúdo obrigatório, mas não exclusivo;
III – A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da instituição de ensino, sendo sua prática facultativa ao estudante nos casos previstos na lei;
IV – O ensino da História do Brasil, que leva em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígenas, africana e europeia;
V – O estudo da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e histórias brasileiras;
VI – A Filosofia e a Sociologia em todos os anos do curso;
VII – Uma Língua estrangeira moderna na parte diversificada, escolhida pela comunidade escolar, e uma segunda em caráter optativo, dentro das disponibilidades da instituição.

Componentes curriculares lecionados no Ensino Médio:
Linguagens (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte, Educação Física), Matemática, Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e Ciências Humanas (História, Geografia,Filosofia e Sociologia).

OBSERVAÇÃO:
O Colégio oferecerá a Língua Inglesa como a Língua Estrangeira obrigatória, no Ensino Médio, seguindo a orientação do exposto na Lei Federal 13.415/17, Art. 35-A, §4º : Os currículos do ensino médio incluirão, obrigatoriamente, o estudo da Língua Inglesa e poderão ofertar outras línguas estrangeiras, em caráter optativo, preferencialmente o Espanhol, de acordo com a disponibilidade de oferta, locais e horários definidos pelos sistemas de ensino”.