Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental é a etapa mais longa da Educação Básica, Os seus princípios norteados e objetivos estão elencados na Lei de Diretrizes Báses. O art. 32 da LDB apresenta os objetivos desse ensino para formação básica:

I – O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II – A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
III – O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
IV – O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

O Ensino Fundamental é constituído por duas fases:
• Fundamental I: do 1º (primeiro) ao 5º (quinto) ano (a partir dos 6 anos completos até 31 de março – CNE/CEB nº 01/2010;
• Fundamental II: do 6º (sexto) ao 9º (nono) ano.

A BNCC do Ensino Fundamental I Valoriza: situações lúdicas de aprendizagem, novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, testá-las, refutá-las, de explorar conclusões em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.

No Ensino fundamental II, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade dos conhecimentos relacionados às áreas. Essa especialização nos vários componentes curriculares, visa a aprofundar e ampliar o repertório dos estudantes.

A resolução CNE/CEB nº 2/98, fixa que as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos apresentam como principais norteados da ação pedagógica  a autonomia, a responsabilidade, o respeito ao bem comum, os direitos e deveres da cidadania, o exercício da criticidade e, também, os princípios estéticos, tais como a sensibilidade, a criatividade e a diversidade de manifestações culturais. Devendo relacionar a vida cidadã às seguintes áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática e suas Tecnologias (Matemática e Ciências); Ciências Humanas e suas tecnologias (História e Geografia – Incluindo-se a Lei 11.645/03. que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indigêna”.); Parte Diversivicada (Língua Estrangeira) – Lei Federal 11.274/06, Parecer CNE/CEB nº 11/2010; Resolução CNE/CEB 07/2010.

Componentes curriculares lecionados do 1º ao 5º ano:
Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Língua Inglesa, Arte, Música e Educação Física.

Componentes curriculares lecionados no 6º e 7º ano:
Língua Portuguesa, Redação, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte, Língua Inglesa e Educação Física.

Componentes curriculares lecionados no 8º ano:
Língua Portuguesa, Redação, Matemática I e Matemática II, História, Geografia, Ciências,  Arte, Língua Inglesa e Educação Física.

Componentes curriculares lecionados no 9º ano:
Língua Portuguesa, Redação, Matemática I e Matemática II, História, Geografia, Biologia, Química, Física,  Arte, Língua Inglesa, e Educação Física.

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