Praticar esportes pode ser uma peça fundamental para o desenvolvimento e crescimento das crianças, pois além de divertidos, os esportes trazem diversos benefícios à saúde do corpo e da mente. Por esse motivo é importante que a criança tenha afinidade com o esporte, para que assim ela se sinta motivada para participar ativamente da atividade.

O Futsal é um esporte muito apreciado pelas crianças, pois é muito estimulante, já que ele tem liberdade de correr e chutar, movimentando todo o corpo. Por ser um exercício bem completo, é muito benéfico ao desenvolvimento infantil como um todo, combatendo doenças e melhorando a qualidade de vida da criança.

Por esta razão, elaboramos este artigo com alguns benefícios do futsal praticado pelas crianças. Confira:

Benefícios do futsal infantil

A natação infantil tem um papel importante na vida da criança, pois auxilia na manutenção da saúde física e mental, além de contribuir para prevenção e tratamento de diversas doenças. Confira abaixo 8 benefícios da natação para as crianças:

1. Desenvolve a coordenação motora

Todos os esportes são ótimos desenvolvedores de habilidades motoras, sendo o futsal uma opção bastante completa, tendo em vista que estimula os movimentos com os membros superiores, inferiores e tronco. A criança precisa chutar, passar a bola, correr, receber e saltar, fazendo com que todo o seu corpo trabalhe em conjunto. Isso beneficia no equilíbrio, flexibilidade, agilidade e coordenação.

1. Desenvolve e melhora o condicionamento físico

O futsal fortalece e desenvolve o sistema cardiorespiratório, fortalecendo os músculos do tórax, o que melhora o funcionamento do coração e aumenta a capacidade respiratória. Ele também contribui com a formação muscular, óssea e articular das crianças, evitando lesões e fazendo com que esses três fatores se desenvolvam em harmonia.

1. Aprimora aspectos cognitivos e intelectuais

O Futsal é uma ótima maneira de estimular o desenvolvimento cognitivo e intelectual da criança. Ele auxilia na concentração e foco, além de trabalhar a mente e o raciocínio rápido, já que a criança precisa prestar atenção em diversas coisas acontecendo ao mesmo tempo de forma rápida.

1. Desenvolve o senso de responsabilidade e trabalho em equipe

No Futsal a criança aprende o valor da responsabilidade e dedicação, tendo em vista que deve se aplicar nos treinos e manter uma frequência assídua para desenvolver suas habilidades e manter seu rendimento. Além disso, a criança aprende a respeitar seus instrutores e seus colegas, principalmente em situações em que tem de lidar com perdas em partidas e situações que o deixam frustrado. Entender que um time necessita de jogadores unidos e que trabalham em colaboração entre si também é um importante conceito trabalhado dentro do futsal infantil.

1. Combate doenças

O sedentarismo é um fator importante no desenvolvimento de diversas doenças em crianças, como pressão alta, doenças do coração, diabetes e obesidade. Conforme a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), 15% das crianças brasileiras estão obesas, o que é um número muito expressivo, tendo em vista que a obesidade era mais recorrente em adultos.

Para evitar e combater doenças desse tipo a criança deve manter atividades físicas combinadas à uma dieta saudável e equilibrada. Com o futsal a criança está sempre em movimento, o que acelera seu metabolismo, evitando o aparecimento da obesidade infantil e distúrbios metabólicos.

No Colégio Universidade da Criança oferecemos diversas atividades extra curriculares, para alunos e não alunos, inclusive o Futsal. Acesse nosso site aqui e confira todas as informações.